Acadêmicos do 1º período diurno participam de dinâmica e resultado surpreende a professora

aula pri mini 2018

 

Os acadêmicos da Faculdade de Direito de Varginha têm a oportunidade de discutir temas jurídicos desde o primeiro período de curso. Pensando na possibilidade de trazer o direito para as aulas de Filosofia e mostrar sua aplicação na prática, a professora Ma. Priscilla Guimarães desenvolveu junto dos estudantes do 1º período diurno uma dinâmica, que apresentou um resultado bastante curioso.

Individualmente os acadêmicos escolheram falar um dos de quatro temas apresentados em sala, sendo dois de Direito Penal e dois de Direito Civil. “Porte de Arma Branca e a Lei das Contravenções Penais”, “Responsabilidade do Estado sobre morte de detento em estabelecimentos penais”, “Direito dos pais de educar os filhos em casa” e “Prevalência da paternidade socioafetiva sobre a biológica”. A surpresa, segundo a professora, surgiu a partir do momento que todos perceberam que mais da metade dos alunos escolheram temas do Direito Civil para debaterem. “Fiquei surpreendida com o resultado final, pois foi constatado que a nova turma do 1° período diurno se encontra em equilíbrio, uma vez que 55% escolheram temas de Direito Civil e 45% temas do Direito Penal”, ressaltou Priscilla.

As justificativas para escolhas dos temas foram as mais diversas. O acadêmico Rafael Teixeira disse que escolheu o direito dos pais de educarem os filhos em casa, pois “se for uma atividade mal processada pode trazer um aumento na taxa de analfabetismo no país”. Já a aluna Mariana Dandhara escolheu falar sobre a morte de detentos em estabelecimentos penais “por ter certo apreço por questões que tangem ao Estado e sua eficiência”. Professora Priscilla completou, dizendo que a premissa é que os alunos escolhem o curso de Direito seduzidos pelo Direito Criminal e que isso pode estar mudando. “Talvez isso não faça mais sentido. Os alunos estão mais sensíveis a todos os temas de repercussão geral”, reforçou a professora.

A FADIVA parabeniza o trabalho desenvolvido entre a Professora Ma. Priscilla Guimarães Cornélio e os acadêmicos do 1° período diurno.

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.