Audiência simulada de um Hard Case lota o Salão Nobre da FADIVA

 

IMG 1642

 

Dia 08 de novembro, na Faculdade de Direito de Varginha, aconteceu a Audiência Simulada de um Hard Case, proposta da professora de Direito Processual Civil, Ma. Priscilla Guimarães Cornélio. A audiência simulada é uma atividade colocada em prática desde o ano passado pela professora, com o apoio dos acadêmicos dos 8º períodos. Ao simular o que aconteceria em uma audiência real, acadêmicos do 8º A e B disputam quem ganhará a ação de um Hard Case. A iniciativa tem o apoio dos professores Me. Fernando de Paula, que fez o papel do juiz, e do professor Me. Igor Feytal, que fez o papel do promotor de justiça.
Hard Case é uma expressão utilizada para definir casos nos quais se encontra uma lacuna na aplicação da Lei, impossibilitando a solução a partir de um raciocínio lógico-dedutivo simples. O tema escolhido desse ano foi “Responsabilidade civil do administrador de grupo de whatsApp”. A história girava em torno de uma discussão em um grupo de whatsApp, intitulado “Fãs de Harry Potter Varginha”, no qual uma das participantes foi vítima de bullying. Com a omissão do administrador do grupo, o processo requeria indenização em prol da vítima, menor de idade.
O salão nobre da FADIVA estava lotado e todos puderam conferir a desenvoltura tanto dos acadêmicos, quanto dos professores. A medida que o caso ia se desenrolando, juiz e promotor explicavam os procedimentos para os estudantes da plateia, matriculados desde o primeiro até o último ano do curso de Direito. Segundo a Ma. Priscilla Cornélio, a instituição é pioneira no Sul de Minas Gerais em trazer para dentro da sala de aula Hard Cases, motivando os alunos a usar o raciocínio jurídico e treinar a hermenêutica. “Durante o semestre trabalhamos o tema proposto, com apresentação de Petição Inicial pelos alunos do 8A, contestação pelo 8B e pareceres ministeriais por ambas as turmas. Terminamos o processo com a Audiência de Instrução e Julgamento na data de ontem.
Os alunos foram extraordinários quando da elaboração das petições e isso se refletiu na audiência. As apresentações foram de qualidade acima da média e as turmas estão de parabéns. Ambas trabalharam com muito comprometimento e seriedade.”, disse a professora.
No final da apresentação, o promotor, professor Me. Igor Feytal, deu o seu parecer, seguido do juiz, Me. Fernando de Paula, que proferiu a sentença. O caso foi julgado improcedente, concedendo a vitória aos acadêmicos do 8ºB. Independente da vitória, todos acadêmicos e professores precisam ser parabenizados pelo desenvolvimento da atividade, uma vez que exige estudo e dedicação, tanto dos que se apresentaram, quanto dos que estavam sendo representados na plateia. 
E desde já fica a pergunta, que reflete o sucesso da atividade: o que podemos esperar para o próximo ano?

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.