Oficina de Pais e Filhos acontece em Varginha com o apoio da FADIVA

 

IMG 556

 

A segunda edição da Oficina de Pais e Filhos na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, aconteceu hoje, na Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA). O projeto, que no ano anterior colheu depoimentos emocionantes de pais que estão passando pelo processo do divórcio e que participaram das atividades propostas pela oficina, repetiu o grande feito e cumpriu com o objetivo de auxiliar pais, mães e filhos a buscarem a solução de conflitos de forma harmoniosa e pacífica. A atividade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Juíza Vanessa Aufiero da Rocha, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC).

Os interessados em ser instrutores do projeto passaram por uma capacitação e promoveram encontros para discutir o divórcio, as consequências da separação e a figura do filho diante da situação. Esse é o segundo ano que a Gerente Administrativa da Fundação Educacional de Varginha, Júnia Bemfica Guimarães Cornélio, participa das atividades e ela afirma que esse é um momento muito importante para que os pais possam compreender como os filhos vivenciam a separação. “A finalidade é a de efetivar mudanças para a boa convivência familiar e prevenir a alienação parental, na medida em que se procura conscientizar os envolvidos, a fim de evitar os danos característicos desse momento”, explicou.

Ao ressaltar a importância das Oficinas de Pais e Filhos, o presidente da OAB de Varginha, Dr. Alexandre Prado, falou sobre a atuação do advogado diante da cultura jurídica moderna. “Hoje em dia a atuação do advogado é no sentido de estimular os métodos alternativos de pacificação de conflitos, a fim de minimizar as demandas jurídicas dessa natureza e, ao mesmo tempo, dar aos litigantes segurança jurídica, com o respaldo técnico. Diante disso, as Oficinas contribuem de forma positiva no trabalho dos advogados, buscando a solução consensual dos litígios de sua responsabilidade”, disse o presidente.

Na cidade de Varginha a Oficina de Pais e Filhos foi uma iniciativa da Coordenadora do CEJUSC, Juíza Dra. Adriana Fonseca Barbosa, que relatou que os pais que participam das atividades propostas já chegam na sala de audiência com o intuito de pacificação e conciliação. “Esse é o papel fundamental da oficina, pois ela esclarece conflitos que sozinhos os pais não conseguem administrar, o que faz com que eles próprios busquem por soluções”, declarou.

Informativo da FADIVA

IMAGE Acadêmicos encerram período de estágio no SERAJ
Segunda, 17 Junho 2019
    Os acadêmicos do curso de Direito da FADIVA encerram na semana passada as atividades de estágio ofertadas no SERAJ, na... Leia mais...
IMAGE Campanha do Agasalho 2019: arrecadações prorrogadas até quarta-feira!
Segunda, 17 Junho 2019
    O frio está chegando e com ele o nosso desejo de que todos passem por essa estação bem aquecidos. Com o objetivo... Leia mais...
IMAGE Seminário sobre Direito Sistêmico acontecerá na OAB Varginha
Segunda, 17 Junho 2019
    Dia 18 de junho a OAB Varginha promoverá um seminário sobre Direito Sistêmico e acadêmicos da FADIVA... Leia mais...
IMAGE Termina hoje o prazo para a inscrição da Prova de 2ª Chamada
Sexta, 14 Junho 2019
A Secretaria da FADIVA informa que termina hoje, às 14h, o prazo para a inscrição das Provas de 2ª Chamada que ocorrerão amanhã (15/06 -... Leia mais...
IMAGE Professora Dra. Sunita Mourão completa 61 anos de docência
Quinta, 13 Junho 2019
    Essa semana a professora Dra. Sunita Mourão completou 61 anos de docência e 20 anos como docente da Faculdade de Direito... Leia mais...

arquivo de noticias

Sistema de Diplomas

Sistema de Diplomas

Clique aqui e saiba como solicitar o Registro do seu Diploma. Aqui você também realiza consultas da situação de emissão.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Acesse nossos álbuns de fotos. A FADIVA é super fotogênica!

Salão Nome

Salão Nobre da FADIVA

Conheça o Salão Nobre da FADIVA. Aqui você encontra informações, fotos e, também, como pode fazer a locação do Salão.

Destaques

Destaques

A FADIVA formou inúmeros cidadãos que se destacaram profissionalmente. Citamos os nomes, com os respectivos cargos, de alguns egressos que fazem parte deste rol.