11/06 - Primeiro ciclo de palestras da Jornada Jurídica – Novo Código de Processo Civil

Iniciou-se nesta manhã, no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Varginha, a Jornada Jurídica – Novo Código de Processo Civil. Evento que conta com a participação de alunos, professores e grandes profissionais da área jurídica. Através das palestras oferecidas hoje, "A Sumarização do Processo e o novo CPC" e “Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas”, ministradas pelos professores Me. Makvel Reis do Nascimento e Dr. Fernando Gonzaga Jayme, percebeu-se a grandiosidade do evento, que continuará a partir das 19h e tem programações confirmadas para sexta-feira e sábado.

O evento homenageará os cem anos de nascimento do Professor Antônio José de Souza Levenhagen, citado pelo Vice-Diretor da Fadiva Mário Célio Ferreira Pinto, ao dar as boas-vindas e dizer que é um orgulho ver que muitos dos advogados presentes são egressos da Fadiva. “Faço votos que todos possam aproveitar essa oportunidade de convivência, reencontro e difusão do conhecimento”, disse o Professor Mário Célio.

Também tomou posse da palavra o Dr. Eliseu Marques de Oliveira, que agradeceu o convite para participar da Jornada Jurídica, representando a Diretoria da OAB mineira, dizendo “Varginha também é minha casa”.

A palestra "A Sumarização do Processo e o novo CPC", do Professor Me. Makvel Reis do Nascimento, falou sobre os motivos que fizeram com que o Código de Processo Civil fosse reformulado. “Caberá agora dar um novo passo, pois o primeiro já foi dado, atendendo os reclames da sociedade (...). Para atender os objetivos é preciso repensar a forma de agir, para se utilizar um Processo Civil justo, efetivo, sensível e de duração razoável”, disse o professor, que encerrou fazendo uma referência ao dramaturgo Willian Shakespeare: “O tempo é lento para aqueles que esperam, mas também é muito rápido para quem tem medo”. A palestra recebeu os comentários do Advogado Alexandre do Prado, que citou alguns pontos importantes do Novo Código de Processo Civil.

Dr. Fernando Gonzaga Jayme, iniciou sua palestra, “Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas”, agradecendo o convite, dizendo que a primeira vez que compareceu em um evento na Fadiva, foi para homenagear o Professor Naylor Salles Gontijo e que agora volta para homenagear o centenário do Professor Antônio José de Souza Levenhagen e falar sobre o Novo Código de Processo Civil. Dr. Fernando Jayme teve a palestra comentada pelo Professor Me. Luiz Antônio Ribeiro da Cruz.

 

A Faculdade de Direito de Varginha agradece a presença de todos alunos, professores e profissionais do Direito, convidando-os a participar nos demais dias e parabeniza a organização do Professor Gustavo de Oliveira Chalfun e seus colaboradores.

 

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.