16/09 - Mediação e Negocição: estágio e auxílio ao judiciário.

A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, através da Mediação e da Conciliação, oferta para os alunos mais uma modalidade de estágio e, para a sociedade, métodos mais rápidos na resolução de problemas.

Em atividade desde 2009, atualmente, a Coordenação da Medição e da Conciliação compete à Professora Priscilla Guimarães que, junto a sua equipe de estagiários, presta, também, relevante serviço à comunidade.

Professora Priscilla é graduada em Direito pela FADIVA - turma 2013 - recentemente, concluiu a Especialização na área e, prestes a concluir o Mestrado, citou que advogar e ministrar aulas sempre foram objetivos, este último, espelhado em seu avô materno, o saudoso professor da FADIVA, Dr. Tomé Guimarães.

"A Conciliação e a Mediação buscam a resolução de conflitos através de acordos, sendo dois métodos alternativos de acesso à Justiça e buscam por fim às divergências de maneira amigável. A realização de acordos facilita a estratégia estatal de diminuir o tempo de duração da lide, reduz o número de processos que se avolumam no Poder Judiciário, sendo um instrumento acessível ao cidadão e que visa minorar a sobrecarga processual dos Tribunais e as altas despesas com os litígios judiciais. Sem dúvidas, o meio alternativo da Conciliação e Mediação traz vantagens relevantes tanto para as partes quanto para o sistema jurídico.
Ressalta-se que o Novo Código de Processo Civil dá destaque especial à Conciliação e Mediação, relatando que o Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual de conflitos, bem como que os métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público.
Por fim, resta salientar que a atuação voluntária na condição de conciliador pelo período mínimo de um ano vale como ponto de título em alguns concursos públicos, como por exemplo, no de juiz leigo", relatou professora Priscilla.

Os dois métodos - Mediação e Conciliação - embora tenham finalidades muito próximas, são aplicados de formas distintas, motivo pelo qual são disponibilizados em dias e horários próprios.

Os alunos do 7º e 8º períodos realizam a prática às segundas-feiras, na Mediação. Enquanto os alunos do 5º ano atuam junto à Conciliação, nas quartas-feiras.

A aluna Giulia De Albuquerque Potting mencionou o motivo que a levou por optar pela Conciliação: " é uma atividade de auxílio à comunidade, que atua de forma célere e amigável, ocasinando solucões mais rápidas, ou seja, é uma forma de presta auxílio para quem necessita agregada à prática jurídica, a qual é necessária a todo aluno do Curso".

Vale citar que, na última avaliação do MEC, a Conciliação da FADIVA foi muito elogiada pelos avaliadores, recebendo, inclusive, conceito máximo de excelência.

Os atendimentos ocorrem no SERAJ, que fica na Av. Brasil, nº 4 - Vila Pinto. Os interessados em obter informações podem entrar em contato pelo telefone: 3221-1246.

Só faz DIREITO quem faz FADIVA!

 

AssComFADIVA: Daniela Amorim - Mtb 15396

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.