05/06/17 - FADIVA COMEMORA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O homem sempre interferiu no meio ambiente. Em virtude de sua característica gregária, porém ainda nômade, o homem coletava frutos e caçava animais para a mantença da tribo. Como consequência de seu processo evolutivo e, por via de consequência, fixando-se à terra, sua intervenção no meio ficou cada vez mais aguçada e, portanto, a degradação dos recursos ambientais: solo, água, ar e todos os demais tornou-se insustentável.

Visando traçar rumos mais sustentáveis em relação à busca do atendimento às necessidades e aos desejos e, ao mesmo tempo, não colocar em xeque a vida na terra, a sociedade sentiu a obrigação de traçar normas balizadoras de suas próprias ações. Como consequência, nasceu o Direito Ambiental, como sendo um conjunto de normas que visam direcionar as ações humanas, para permitir que o homem continue utilizando os recursos ambientais para o atendimento às necessidades e desejos das presentes gerações, sem, portanto, comprometer a capacidade da natureza em continuar gerando os recursos para as gerações futuras.

Por Professor Valentim Calenzani

 

Foto do colaborador José Nazaré que cuida com tanto carinho do Jardim da FADIVA e alunos tomando um sol no jardim da instituição.

 

 

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.