11/09/17 - CEJUSC PRÉ-PROCESSUAL COMEÇA A ATENDER HOJE NO SERAJ EM VARGINHA

O CEJUSC Pré-Processual, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, é um convênio entre a Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA – e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A população começa a ser atendida a partir de hoje, 11 de setembro, no SERAJ, à Avenida Brasil, n° 4, Vila Pinto, das 8h às 12h.

No CEJUSC Pré-Processual o atendimento ocorre antes da instauração do processo. O próprio interessado busca a solução de determinado conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes.

No último dia 6, foram selecionados os alunos que atenderão as conciliações no CEJUSC Pré-Processual.

Segundo a Juíza de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Varginha Dra. Adriana Fonseca Barbosa Mendes: "A conciliação e a mediação são os chamados métodos consensuais de solução de conflitos, nos quais as próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica, com o auxílio do conciliador ou do mediador. Os métodos consensuais podem representar uma alternativa mais eficaz e humana na solução de conflitos entre cidadãos que buscam a justiça, gerando maior satisfação com o resultado e maior pacificação social. 
Uma pessoa devidamente capacitada e neutra orienta as partes envolvidas no sentido de uma transformação do conflito, buscando construir, em conjunto, novas alternativas para o enfrentamento do problema. Desta forma, mesmo que o processo não culmine em acordo, a probabilidade de que o resultado seja positivo é maior, já que este tipo de procedimento estimula o diálogo e incentiva as partes a refletirem sobre suas questões, interesses e sentimentos."

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.