27/09/17 - CURSO DE CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES DA OFICINA DE PARENTALIDADE REALIZADO NA FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA - FADIVA

    Por psicóloga Isabel Cristina da Costa Bemfica

      No dia 25 e 26 de setembro de 2017, foi realizado no Salão Nobre da Fadiva o Curso de Capacitação de Instrutores da Oficina de Parentalidade. O referido curso foi ministrado pela Dra. Vanessa Aufiero da Rocha, Juiza de Direito do Estado de São Paulo e Dra. Fabiana Cristina Aider da Silva, Psicóloga em São Vicente – SP. O convite foi feito pela Dra. Adriana Fonseca Barbosa Mendes, Juiza de Direito da 3ª Vara Cível de Varginha. O curso contou com vários profissionais e estudantes de Direito. 

      Foi de grande valia para nós profissionais e para os alunos assistir o que nos foi passado pela Dra. Vanessa e Dra. Fabiana. São dotadas de um talento nato para motivar, sensibilizar e estimular os alunos e demais presentes no curso.

      Realizaram um trabalho de grande responsabilidade e seriedade. Conseguiram passar para todos, esse importante conteúdo de uma forma alegre e leve. Foi um sucesso e uma satisfação enorme contar com a presença destas duas profissionais.

     O Projeto de Parentalidade surgiu nos Estados Unidos e no Canadá, e foi trazido para o Brasil pela Juíza de Direito Dra.Vanessa Aufiero da Rocha, que o pôs em prática em São Vicente – SP.  Em razão da aceitação e dos resultados positivos, a idéia foi encampada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que o adotou como política institucional. O Poder Judiciário o chamou de Oficina de Parentalidade ou Oficina de Pais e Filhos.

     Já foi implantado em vários estados, e a intenção é que ocorra em todo o País.

     Dra. Adriana, Juiza de Direito, pretende, em breve, implantar a oficina de pais e filhos em Varginha.

     A grande missão do Poder Judiciário é dar concretização aos direitos sociais e garantir a paz social. É necessário ter inteligência emocional e sensibilidade social. Não se deve ter apenas inteligência técnico jurídico. É preciso penetar na alma humana e ser mais humano em todos os sentidos.

                         PARENTALIDADE E DIVÓRCIO

      A vida de todo indivíduo envolve separações, transformações, perdas e ganhos. Dentre todos estes avanços e retrocessos, o divórcio caracteriza-se enquanto um período de mudanças na vida, valores, hábitos, rotina do indivíduo e da família.

      Quase metade dos casais casados nos últimos anos chegaram ao divórcio, e o número segue crescendo em uma taxa alarmante. Percebe-se que é mais fácil hoje em dia conseguir um divórcio do que conversar sobre seus problemas.

      O número no Brasil cresceu 160% em 10 anos. A mudança da Lei, é a primeira, mas não a única das razões para o aumento dos divórcios. Existem outras razões como: monotonia, falta de compromisso, imaturidade, infidelidade, intimidade, expectativas irreais, opiniões diferenciadas, dinheiro, dentre outras razões.

      O divórcio é um momento difícil, tanto para os pais, como para os filhos. Pode tornar-se devastador para os mesmos, que ficam alvo da disputa, descarga de irritação e frustração dos pais. Traz muita dor, mágoa, perda do sonho do amor eterno, mudanças sociais, depressão, culpa, raiva e outros sentimentos.

       O filho sofre porque vai diminuir a convivência com os pais, haverá queda no padrão de vida, fica triste, irritado, quieto, sentem muito com a mudança de residência e não aceita bem conviver com o novo casamento de seu pai ou mãe.

        Nem todo divórcio causa traumas aos filhos. Os pais devem saber conversar com eles, não devem usá-los como mensagem, brigar perto deles, o pai não deve falar mal da mãe e nem a mãe do pai. Quanto isto acontece, ocorre a Síndrome da Alienação Parental, onde os cônjuges coloca o filho contra a mãe ou vice versa, fazendo com que aja o afastamento de um dos genitores. Isto só cria fortes sentimentos de ansiedade, raiva, tristeza em relação ao outro genitor. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento de agressividade direcionada ao parceiro. Não deve denegrir a imagem do outro cônjuge, pois a criança pode ter sentimentos de ódio, raiva, pode apresentar, também, distúrbios psicológicos como: depressão, ansiedade e pânico; podem cometer suicídio e utilizar drogas e álcool como fora de dividir a dor.

      A alienação parental é um problema social, que silenciosamente, traz conseqüências nefastas para as gerações futuras. Os filhos precisam de ambos: PAI e MÃE.

      Infelizmente, o divórcio é o segundo acontecimento que mais causa impactos negativos na vida do ser humano. Perde apenas para a morte.

     A família não se extingue com o divórcio. Hoje não se tem mais um conceito Uno de família. O Estado já reconheceu no nosso ordenamento outros tipos de família, tais como: Nuclear, monoparental, binuclear, unipessoal, ampliada, homoafetiva e outras.

     Torna-se fundamental que os pais saibam isolar os seus conflitos dos seus filhos, ou seja, que não envolvam os filhos no conflito e não exponham os conflitos na presença dos filhos. É importante que os pais se sintam responsáveis, que preservem um conduta coerente afetiva e educativa, mantendo sempre bem informados e apoiados, para que as crianças ou jovens se sintam amadas e seguros.

      Os pais tem que ter consciência de que as funções da parentalidade não se alteram  em função de estarem juntos ou separados. É muito importante para um desenvolvimento psicológico saudável dos filhos que eles sintam segurança afetiva de “amor” de ambos os pais. Os pais devem buscar compreender seus filhos, evitando discussões e situações tensas com os mesmos.

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.