08/11/2017 - ÁREAS DE ATUAÇÃO NO DIREITO

Está pensando em prestar vestibular para o Curso de Direito? Seja bem-vindo(a) a um universo de oportunidades! O bacharelado em Direito é, sem dúvidas, o que mais abre portas para os seus graduados. Veja abaixo algumas áreas de atuação:

 

ADVOGADO
Um advogado é um profissional liberal, bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.
O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

PROMOTOR
É o principal representante legal da acusação nos países que adotam um sistema baseado no contraditório, como no common law (os principais são Estados Unidos e Reino Unido) ou o baseado em inquérito, como no sistema romano-germânico, baseado em códigos (tal como nos países da Europa continental e da América Latina). A promotoria é a parte responsável por lei para oferecer acusação (denúncia) contra um indivíduo suspeito de contrariar a lei em um julgamento criminal, ou defender, em juízo ou extrajudicialmente, os interesses coletivos da sociedade, individuais indisponíveis ou de incapazes. Atuam como parte ou como fiscal da aplicação da lei". Os promotores ou advogados do Estado são funcionários públicos.

JUIZ DE DIREITO
É o magistrado de direito, ou seja, aquele que integra a magistratura por haver ingressado na respectiva carreira segundo os preceitos da lei, constitucional e ordinária, por atender aos respectivos requisitos de habilitação, proferindo as decisões nas demandas nos respectivos graus de jurisdição.

DESEMBARGADOR
Desembargador é o nome que se dá a cada um dos juízes dos tribunais de segunda instância do Brasil, de Portugal e de outros países de tradição jurídica portuguesa, com competência para, dentre outros, rever as decisões proferidas pelos juízes de primeira instância. No Brasil, estes tribunais designam-se Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho. Em Portugal, se designam Tribunais da Relação.

PROCURADOR DE JUSTIÇA
O Procurador de Justiça tem múltiplas atribuições. Atua como fiscal da lei junto aos Tribunais de Justiça, pugnando por sua correta aplicação no sistema de revisão das decisões de primeiro grau, inclusive interpondo recursos ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. A atuação poderá ser na área cível ou criminal.

DEFENSOR PÚBLICO
A Defensoria Pública é instituição constitucionalmente autônoma e independente, essencial à função jurisdicional do Estado, expressão e instrumento do regime democrático, incumbida, fundamentalmente, da orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, dos necessitados.
O Defensor é um agente político de transformação social. Não integra a advocacia, pública ou privada, e tem independência funcional no exercício de sua função. Por não integrar a advocacia já se considerou que o Defensor Público é uma categoria própria, com assento constitucional, servindo o neologismo "defensorar" para definir a sua multifacetada atuação.

DELEGADO
Os delegados são funcionários públicos responsáveis pelas delegacias e todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência. Sua função é investigar e reprimir a criminalidade, além de lidar com o atendimento ao público que procura a delegacia.

Informativo da FADIVA

IMAGE 36º edição do Concurso de Oratória da FADIVA foi um sucesso!
Sexta, 09 Novembro 2018
  Dia 07 de novembro aconteceu o concurso de oratória da Faculdade de Direito de Varginha. Em sua 36º edição, o evento... Leia mais...
IMAGE 1º módulo do curso de Direito Previdenciário acontecerá na FADIVA
Quinta, 08 Novembro 2018
    No dia 13 de novembro, das 9h às 12h, acontecerá na Faculdade de Direito de Varginha o 1º módulo do curso de... Leia mais...
IMAGE Professor Flávio Martins marca os dois primeiros dias do CONIC na FADIVA
Terça, 06 Novembro 2018
    Dia 05 de novembro iniciou o Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Direito de Varginha. O evento tem o... Leia mais...
IMAGE Audiência simulada de um hard case dia 8 de novembro e a atividade é aberta ao público
Quinta, 01 Novembro 2018
    Dia 8 de novembro os acadêmicos do 8º período A e B se reunirão no Salão Nobre da Faculdade de Direito... Leia mais...
IMAGE As inscrições para o concurso de oratória já estão abertas!
Quinta, 01 Novembro 2018
    O concurso de oratória da Faculdade de Direito de Varginha já tem data marcada: dia 07 de novembro. As... Leia mais...

arquivo de noticias

Sistema de Diplomas

Sistema de Diplomas

Clique aqui e saiba como solicitar o Registro do seu Diploma. Aqui você também realiza consultas da situação de emissão.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Acesse nossos álbuns de fotos. A FADIVA é super fotogênica!

Salão Nome

Salão Nobre da FADIVA

Conheça o Salão Nobre da FADIVA. Aqui você encontra informações, fotos e, também, como pode fazer a locação do Salão.

Destaques

Destaques

A FADIVA formou inúmeros cidadãos que se destacaram profissionalmente. Citamos os nomes, com os respectivos cargos, de alguns egressos que fazem parte deste rol.