Oficina de Pais e Filhos acontece pela primeira vez em Varginha, com o apoio da FADIVA

 

IMG 0560

 

Durante a oficina pais aprendem como solucionar conflitos sem envolver os filhos e como não deixar que o processo de separação afete a relação de ambos com as crianças e adolescentes

 

O processo de separação de um casal é delicado. Muitas vezes, acaba por fragilizar as famílias e, principalmente, os filhos. Foi pensando na experiência de famílias que procuram o judiciário para a solução de conflitos que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC) implantaram a Oficina de Pais e Filhos, uma proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Juíza Vanessa Aufiero da Rocha.

No município de Varginha, sul de Minas Gerais, a oficina aconteceu pela primeira vez na Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) e contou com o apoio de professores, advogados, colaboradores da faculdade e acadêmicos do curso de Direito. Durante semanas os instrutores se reuniram para discutir sobre divórcio, as consequências da separação e a figura do filho diante da situação.

Nas cidades em que a oficina foi aplicada, as respostas obtidas foram excelentes. Segundo a Juíza da 3º Vara Civil e coordenadora do CEJUSC em Varginha, Dra. Adriana Fonseca Barbosa, os pais que passam pela oficina já chegam na sala de audiência com o propósito de pacificação e conciliação. “Esse é o papel fundamental da oficina, pois ela esclarece conflitos que sozinhos os pais não conseguem administrar, o que faz com que eles próprios busquem por soluções”, relatou.

Quem também acompanhou o desenvolvimento na atividade na FADIVA foi a Dra. Priscilla Angélica do Nascimento, Defensora Pública. Para ela a oficia trouxe conhecimento prático aos pais e filhos que estão passando pelo processo de separação. “Com o curso as ações preventivas e reflexivas dos casais farão com que ruptura familiar seja minimizada”, explicou. A professora da FADIVA e advogada, Me. Priscilla Guimarães Cornélio, foi uma das instrutora e disse que esse momento de reflexão é de extrema importância para aqueles que estão diante de uma nova configuração familiar. “Por meio desse trabalho buscou-se a prevenção de conflitos e o bem-estar de todos os membros da família”, disse a professora.

Os primeiros resultados puderem ser observados ao final das atividades. Um dos pais participantes afirmou que a oficina veio para clarear suas ideias a respeito do processo de separação. “Se eu tivesse tido essa oportunidade antes não teria tido tantos problemas familiares”, relatou. Outro grande apoiador da realização da oficina na cidade de Varginha foi o Dr. Antônio Carlos Parreira, Juiz da Vara da Família. “O desenvolvimento dessa atividade elucida aos participantes que a separação de um casal não dissolve a família, ao contrário que muitos pensam. Nossa intenção com a oficina não é orientar casos específicos ou tratar de assuntos individuais, mas fazer com que os próprios pais e filhos tomem decisões e sejam protagonistas de suas histórias”, completou Dr. Parreira.

Informativo da FADIVA

IMAGE Professor Dr. Augusto Braga será homenageado em colação de grau do 9ºA
Terça, 21 Maio 2019
    Dia 14 de maio os acadêmicos do 9º período A da FADIVA fizeram o convite para os professores e colaboradores que... Leia mais...
IMAGE Oportunidade de estágio na Câmara de Vereadores de Varginha
Terça, 21 Maio 2019
    Estão abertas até o dia 24 de maio as inscrições para acadêmicos de Direito estagiarem na... Leia mais...
IMAGE Campanha do agasalho FADIVA: iniciam as arrecadações
Terça, 21 Maio 2019
    O frio está chegando e com ele o nosso desejo de que todos passem por essa estação bem aquecidos. Iniciamos hoje a... Leia mais...
IMAGE Oportunidade de estágio em escritório de advocacia
Segunda, 20 Maio 2019
    O escritório Santos Faria Peixoto & Advogados Associados está contratando estagiário (a) para o... Leia mais...
IMAGE Professor da FADIVA traduz obra de jurista argentino
Segunda, 20 Maio 2019
    O professor da Faculdade de Direito de Varginha, Me. Rodrigo Murad do Prado, traduziu a obra “Doutrina Penal Nazista: a... Leia mais...

arquivo de noticias

Sistema de Diplomas

Sistema de Diplomas

Clique aqui e saiba como solicitar o Registro do seu Diploma. Aqui você também realiza consultas da situação de emissão.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Acesse nossos álbuns de fotos. A FADIVA é super fotogênica!

Salão Nome

Salão Nobre da FADIVA

Conheça o Salão Nobre da FADIVA. Aqui você encontra informações, fotos e, também, como pode fazer a locação do Salão.

Destaques

Destaques

A FADIVA formou inúmeros cidadãos que se destacaram profissionalmente. Citamos os nomes, com os respectivos cargos, de alguns egressos que fazem parte deste rol.