20/11/17 - ALUNOS DO OITAVO PERÍODO A DA FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA - FADIVA DÃO SHOW EM AUDIÊNCIA SIMULADA.

Por professora Priscilla Guimarães

Assim como no caso do 8B, o 8A debateu sobre o caso do divórcio e o destino do animal de estimação do casal, conforme já explicado em um post anterior.

Não tivemos apenas uma audiência simulada, mas sim um PROCESSO inteiro simulado. A sala foi dividida no início do semestre em dois grupos distintos, cada grupo correspondia a um escritório e eu passei todo o caso fático e seus detalhes para a turma.

Em resumo, o grupo 1 defendia que o animal possuía o status de filho, enquanto o grupo 2 defendia que tratava-se de bem semovente.

O grupo 1 (25 alunos) foi responsável por fazer a distribuição de uma petição inicial e o grupo 2 (outros 25 alunos) pela contestação. Ambas as peças estavam na ementa do curso dos oitavos períodos de Estágio Civil (divórcio litigioso e defesa do réu). Além disso, os integrantes do MP deram parecer. Todos obedeceram os prazos do NCPC.

Durante o processo simulado ocorreram a maioria dos atos processuais decorrentes de um processo verídico, como a expedição de mandado de citação, ocorrência ou não de conciliação e vista dos autos (ressalta-se que o processo físico realmente existiu). Tivemos, inclusive, Oficiais de Justiça designados. Buscou-se uma função em particular para cada aluno, a fim de otimizar o trabalho.

Obviamente que alguns atos foram suprimidos em decorrência da ausência de tempo hábil, como a apresentação de impugnação (mas foi explicado). Isso ocorreu até mesmo pelo fato de que as aulas ocorriam conforme ementa obrigatória do curso, ou seja, a prática das demais petições, como, por exemplo, consignação em pagamento. Logo, tal projeto simulado em momento algum prejudicou o andamento natural das aulas.

Assim, estando o processo devidamente instruído, designou-se AIJ (com a participação de outros 23 alunos - partes, advogados, testemunhas, MP, etc.), a fim de resolver o problema em questão.

Após a designação, expliquei como a audiência em si funcionava e as eventuais questões decorrentes quando de sua ocorrência, como a insistência na conciliação, o desrespeito entre as partes, o poder de polícia do juiz, a obrigatoriedade da urbanidade do magistrado, dentre outros aspectos importantes.

Tal disputa valia 5 pontos na nota de conceito. O grupo vencedor levaria a totalidade de pontos. Entretanto, tendo em vista que em ambas as turmas o pedido foi julgado parcialmente procedente, todos adquiriram 4,5 pontos.

Salienta-se que toda movimentação processual foi pontuada, inclusive as petições realizadas (que foram feitas por aqueles que não participaram da audiência em si).

A experiência foi sensacional e o resultado foi surpreendente! Tivemos ótimas petições e a AIJ ocorreu de forma brilhante por ambas as turmas, mesmo com os "juízes" colocando empecilhos, a fim de provocar intencionalmente o raciocínio jurídico dos participantes (ex.: "esquecimento" de dar o direito ao advogado às alegações finais e das novas regras do CPC, como a pergunta direta à testemunha; retirada da palavra do advogado; retirada da parte da audiência; etc.).

Todos estão de parabéns pelo empenho e pela dedicação no nosso "Hard Case" e ano que vem tem mais! 

Agradeço à FADIVA por proporcionar aos professores liberdade na sua função, a fim de que consigamos sempre reinventar e continuarmos na frente das demais Instituições, casando a tradição com a inovação

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.