São atividades referentes a habilidades, conhecimentos, competências e atitudes adquiridas fora do ambiente escolar que visam ao enriquecimento do aluno, alargando o seu currículo com experiências e vivências acadêmicas internas ou externas ao curso.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), as atividades complementares “têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”.

Na FADIVA, a carga horária obrigatória destinada às Atividades Complementares é de 210 HORAS aglutinadas em quatro grandes grupos, quais sejam: atividades de ensino; atividades de pesquisa; atividades de extensão e outras atividades. (Vide a Ficha/Resumo de Atividades Complementares)

O aluno deverá variar suas atividades, dentre os vários grupos apresentados, não podendo ultrapassar 50% da carga horária total (210 h), em uma única atividade.

As atividades abaixo NÃO são consideradas complementares para cumprimento da carga horária obrigatória exigida para a graduação:

  • Estágio Supervisionado: ele é uma atividade curricular e não complementar;
  • Experiências profissionais;
  • Palestras, seminários, cursos sem relação à área de conhecimento do curso de graduação ou sem certificado que comprove a participação;
  • Outras atividades que não estejam no regulamento da faculdade.

 

Ao final de cada semestre, o aluno deve comprovar as horas realizadas naquele período, através do Sistema de Atividades Complementares Online.


Ao receber a documentação a Secretaria irá concretizar a entrega e validação dos documentos comprobatórios, a fim de que eles constem no Histórico Escolar do aluno da graduação.

 

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.