A pesquisa científica tem uma grande importância na vida do aluno, porém muitos a encaram apenas como uma forma de desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa, além de produzir e difundir o conhecimento, estabelece respostas e hipóteses a problemas iniciais, muitas vezes de valor social relevante. Esses conceitos são vistos pelos acadêmicos da Faculdade de Direito de Varginha desde o primeiro período de curso, através da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Ma. Eliete Maria Abraão Benfica.
Como forma de introduzir tais valores em sala, a professora desenvolveu com os acadêmicos do 1° período diurno e noturno uma atividade com base no filme “Óleo de Lorenzo”. Baseado em uma história real, o filme conta como os pais de Lorenzo, um menino diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), conseguiram através da pesquisa cientifica chegar a conclusões, a respeito do problema de saúde do filho, que os próprios médicos ainda não tinham conhecimento.
Após assistirem ao filme, os acadêmicos foram divididos em grupos e debateram temas com base nas conclusões que chegaram. Professora Eliete Benfica explica que com o desenvolvimento de uma consciência crítica, a elaboração do saber privilegia conteúdos abertos a novas possibilidades. “Nessa perspectiva o conhecimento volta para as necessidades reais do ser humano, alcança sua finalidade, retorna sua função social, à medida que vai reunindo elementos para a análise da realidade, dos problemas, das contradições e possibilidades de superá-los”, ressalta a professora.
A FADIVA parabeniza os acadêmicos e a professora Ma. Elite Benfica pelo desenvolvimento dos trabalhos.