O Professor Marcio Vani Bemfica, juntamente com outros magistrados, foi homenageado, no dia 13 de agosto de 2018, em sessão da Corte do TJMG, presidida pelo Desembargador Presidente Nelson Missias de Morais, em razão de sua aposentadoria.
Na oportunidade, os agraciados foram saudados pelo Desembargador Armando Freire, segundo o qual, a cerimônia é um tributo a julgadores “dedicados, competentes, lúcidos, independentes e dinâmicos”, que reafirmam a honorabilidade da Justiça mineira. “Cada um a seu modo, com as peculiaridades pessoais, com a marca de sua personalidade”, frisou, “todos identificados com o compromisso de servir, sem medir esforços, no sacerdócio incansável de distribuir justiça”.
O professor Marcio Vani Bemfica fez o agradecimento em nome dos homenageados, quando fez considerações sobre a vida de trabalho e dedicação dos juízes, pautados na justiça, fidelidade, coragem e amor, e ao longo de seu discurso, afirmou “que a alegria nos toma o coração, o amor nos ergue a um pedestal de sublimação e de humildade, com o qual abraçamos nossas famílias, amigos, jurisdicionados, serventuários da justiça, assessores, estagiários, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, policiais civis e militares, enfim, todos aqueles que estiveram conosco e nos permitiram o percurso de uma grande estrada, abençoados por Deus!
Destaca-se que, na mesma oportunidade, entre os homenageados se encontravam o Doutor Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schmitt, ex-juiz de Direito de Varginha, e o falecido Desembargador Herhert Carneiro, ex-presidente do TJMG.
No dia 16 de agosto de 2018 aconteceu a homenagem da AMAGIS, presidida pelo Presidente Desembargador Maurício Torres, o qual, em sua saudação afirmou que a “Nossa vocacionada AMAGIS reconhece o valor e o alcance do trabalho de cada um. Os senhores e senhoras representam hoje o que há de mais apurado e avançado na trajetória profissional e humana de um magistrado e de uma magistrada, aliando notáveis conhecimentos a uma experiência rica e vencedora, trazida da vivência direta e intensa dos conflitos sociais”.
Entre os homenageados pela AMAGIS, além do Professor Marcio Vani Bemfica, se encontravam os Doutores Américo Freitas de Jesus e José Edair de Oliveira, ambos egressos da FADIVA, o último também ex-juiz de Varginha, além do mencionado Doutor Oilson Nunes dos Santos Hoffmann.