Oficina de Pais e Filhos acontece em Varginha com o apoio da FADIVA

 

IMG 556

 

A segunda edição da Oficina de Pais e Filhos na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, aconteceu hoje, na Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA). O projeto, que no ano anterior colheu depoimentos emocionantes de pais que estão passando pelo processo do divórcio e que participaram das atividades propostas pela oficina, repetiu o grande feito e cumpriu com o objetivo de auxiliar pais, mães e filhos a buscarem a solução de conflitos de forma harmoniosa e pacífica. A atividade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Juíza Vanessa Aufiero da Rocha, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC).

Os interessados em ser instrutores do projeto passaram por uma capacitação e promoveram encontros para discutir o divórcio, as consequências da separação e a figura do filho diante da situação. Esse é o segundo ano que a Gerente Administrativa da Fundação Educacional de Varginha, Júnia Bemfica Guimarães Cornélio, participa das atividades e ela afirma que esse é um momento muito importante para que os pais possam compreender como os filhos vivenciam a separação. “A finalidade é a de efetivar mudanças para a boa convivência familiar e prevenir a alienação parental, na medida em que se procura conscientizar os envolvidos, a fim de evitar os danos característicos desse momento”, explicou.

Ao ressaltar a importância das Oficinas de Pais e Filhos, o presidente da OAB de Varginha, Dr. Alexandre Prado, falou sobre a atuação do advogado diante da cultura jurídica moderna. “Hoje em dia a atuação do advogado é no sentido de estimular os métodos alternativos de pacificação de conflitos, a fim de minimizar as demandas jurídicas dessa natureza e, ao mesmo tempo, dar aos litigantes segurança jurídica, com o respaldo técnico. Diante disso, as Oficinas contribuem de forma positiva no trabalho dos advogados, buscando a solução consensual dos litígios de sua responsabilidade”, disse o presidente.

Na cidade de Varginha a Oficina de Pais e Filhos foi uma iniciativa da Coordenadora do CEJUSC, Juíza Dra. Adriana Fonseca Barbosa, que relatou que os pais que participam das atividades propostas já chegam na sala de audiência com o intuito de pacificação e conciliação. “Esse é o papel fundamental da oficina, pois ela esclarece conflitos que sozinhos os pais não conseguem administrar, o que faz com que eles próprios busquem por soluções”, declarou.

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.