Entre os dias 4 e 5 de novembro, aconteceu o VI Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Direito de Varginha. O evento tem o objetivo de incentivar a produção de artigos científicos pelos acadêmicos da instituição e ofertar palestras com importantes nomes da área jurídica.
O tema escolhido para esse ano foi “Fomentando a investigação do crime de feminicídio”. O Diretor da FADIVA, Dr. Álvaro Vani Bemfica, saudou os participantes e parabenizou a organização do evento por proporcionar aos acadêmicos o momento de reflexão e aprendizagem sobre esse importante tema. Em seguida, o coral da FADIVA homenageou as mulheres, encantando todos os presentes.
No primeiro dia de evento, a palestra inicial foi do Dr. Cristiano Silva de Almeida, que atua como Delegado Regional de Polícia de Minas Gerais e abordou a nova Lei de Abuso da Autoridade. A Dra. Carolina Carneiro, que é Delegada, tem vasta experiência na área de segurança pública e relatou situações cotidianas em casos de feminicídio e também fez apontamentos de acordo com os paradigmas desse crime.
Na segunda noite de evento, o Dr. Fábio Gama Leite, egresso da Fadiva e especialista em Direito Criminal, expôs valiosos conhecimentos sobre feminicídio e os princípios de igualdade.
Além da palestra, a noite foi marcada pelo lançamento do 5° volume da Revista Jurídica. O material conta com publicações científicas de professores e estudantes. A professora Ma. Maria Auxiliadora Pinto Coelho Frota falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Monografia, exaltando a importância das publicações científicas para a sociedade. Os alunos e professores com artigos publicados receberam o certificado de participação e uma edição da revista.
A Faculdade de Direito de Varginha agradece aos palestrantes que abrilhantaram o VI Congresso de Iniciação Científica disseminando informações de extrema relevância. Sobretudo, a professora Ma. Cleide Garotti Silva Biaggini, pela realização do evento.