Audiência simulada de um Hard Case movimentou o Salão Nobre da FADIVA

Dia 7 de novembro, na Faculdade de Direito de Varginha, aconteceu a Audiência Simulada de um Hard Case, proposta da professora de Direito Processual Civil, Ma. Priscilla Guimarães Cornélio. Ao simular o que aconteceria em uma audiência real, acadêmicos do 8º A e B disputaram quem ganharia a ação de um Hard Case. A iniciativa teve o apoio do professor Phillipe Mansur, que fez o papel do juiz, e do egresso Dr. Paulo Gustavo Amorim, que fez o papel do promotor de justiça.

Hard Case é uma expressão utilizada para definir casos nos quais se encontra uma lacuna na aplicação da Lei, impossibilitando a solução a partir de um raciocínio lógico-dedutivo simples. O tema escolhido desse ano foi “Aplicativo de transporte (“Uber”) deve ser responsabilizado solidariamente por um acidente cometido pelo motorista cadastrado na plataforma?”. A história girava em torno de um acidente de carro causado pelo motorista do aplicativo e que gerou um dano de R$60 mil para a condutora do outro veículo. O motorista foi condenado no primeiro processo, contudo, não efetuou o pagamento e não foram encontrados bens passíveis de penhora. Diante disso, uma nova ação foi requerida pela vítima dos danos, mas dessa vez contra a empresa Uber.

Segundo a Ma. Priscilla Cornélio, a instituição é pioneira no Sul de Minas Gerais em trazer para dentro da sala de aula Hard Cases, motivando os alunos a usar o raciocínio jurídico e treinar a hermenêutica. “Durante o semestre trabalhamos o tema proposto, com apresentação de Petição Inicial pelos alunos do 8°A, contestação pelo 8°B e pareceres ministeriais por ambas as turmas. Terminamos o processo com a Audiência de Instrução e Julgamento na data de ontem. Os alunos foram extraordinários quanto a elaboração das petições e isso se refletiu na audiência. As apresentações foram de qualidade acima da média e as turmas estão de parabéns. Ambas trabalharam com muito comprometimento e seriedade”, disse a professora.

O salão nobre da FADIVA estava lotado e todos puderam conferir a desenvoltura tanto dos acadêmicos, quanto do professor e do egresso. O Diretor da instituição, Dr. Álvaro Vani Bemfica e a professora Márcia Rabelo, também estavam presentes prestigiando os alunos.

No final da apresentação, o promotor, egresso Dr. Paulo Gustavo Amorim, deu o seu parecer, seguido do juiz, Dr. Phillipe Mansur, que proferiu a sentença. O caso foi julgado procedente, concedendo a vitória aos acadêmicos do 8ºA. A Faculdade de Direito de Varginha, independente da vitória, parabeniza todos acadêmicos e professores pelo desenvolvimento da atividade, por todo estudo e dedicação, tanto dos que se apresentaram, quanto dos que estavam sendo representados na plateia.

 

IMG 0715

 

IMG 0600

 

IMG 0724

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.