Semana Jurídica - Direito e Medicina

No segundo momento dessa manhã da nossa Semana Jurídica, a professora Vânia Mitidieri recebeu para a roda de conversa, a Dra Renata Porcel, Presidente da Comissão de Direito Médico da OAB Varginha e egressa da Fadiva, com o tema: Direito e Medicina - As Novas Perspectivas no Âmbito da Saúde.

A Dra Renata Porcel expôs sobre a importância da relação médico/paciente. Mencionou sobre as demandas da judicialização da medicina. Citou como exemplos cirurgias da mudança de gênero, medicações que necessitam de autorização especial, qual tipo de medicação é de competência do município, ou do Estado.

Existem muitas discussões em torno do Direito Médico, o advogado tem que ter o discernimento para direcionar o que pode ser resolvido através do administrativo e o que pode ser judicializado.

Dra relatou ainda que o Direito médico não se limita apenas no erro médico, é uma área muito abrangente e promissora, colocando como exemplo também um ramo que é a auditoria médica onde envolve fiscalização das contas médicas/hospitalares.

Ao abrir para perguntas, os alunos pediram sugestões de pós-graduação para melhor atuação nessa área. A Dra Renata sugeriu além da especialização, fazer cursos práticos com os profissionais que já atuam e possuem essa vivência.

Dra Renata Porcel encerrou falando sobre a sua experiência e trajetória, e também sobre a importância da busca por oportunidades e a dedicação constante.

#Direito #varginha #direitomédico #saúde #vemserfadiva #sófazdireitoquemfazfadiva 

WhatsApp Image 2023 05 22 at 11.17.43

WhatsApp Image 2023 05 22 at 11.17.53

WhatsApp Image 2023 05 22 at 11.18.04

WhatsApp Image 2023 05 22 at 11.18.13

WhatsApp Image 2023 05 22 at 11.18.24

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.