A Faculdade de Direito de Varginha, desde 2010, mantém o projeto Doe Amor ao Próximo, cuja finalidade é o incentivo e conscientização sobre a doação de sangue.
Em suas primeiras edições, eram formadas equipes de doadores, que, acompanhados de um representante da instituição, dirigiam-se até o Hemocentro de Varginha,à época responsável pela coleta do material.
Devido à relevante importância de seu conteúdo, o Projeto recebeu da Câmara Municipal de Varginha uma Moção de Aplauso.
Em face da suspensão das atividades de coleta do Hemocentro, as doações passaram a ser coletadas na Policlínica Central de Varginha, sob a responsabilidade da Prefeitura.
Sendo assim, a instituição retoma suas atividades junto ao Projeto Doe Amor ao Próximo e solicita aos alunos que tenham interesse de colaborar, que possam efetuar suas doações em referido local.
Na presente data, Rose Meire Fachinetti, mãe da aluna Larissa Fernanda Lopes Ponciano, informou-nos que o Defensor Público Estadual de Itajubá, Dr. Donizete Aparecido Alves Souza, está internado no Hospital Regional de Varginha, onde será submetido a um procedimento cirúrgico sendo que, para o qual, necessita de 28 bolsas de sangue do tipo A+.
Aqueles que atenderem ao perfil abaixo descrito e tiverem condições de doar sangue e, consequentemente, um pouco de amor ao próximo, deve procurar a Policlína Central de Varginha e informar o nome para quem desejam que o sangue seja destinado. Neste caso: Donizete Aparecido Alves Souza
Requisitos para doar sangue:
Requisitos básicos
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
» Hepatite após os 11 anos de idade. *
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
» Uso de drogas ilícitas injetáveis.
» Malária.
A Policlínica Central de Varginha fica na rua Rua Santa Catarina, s/nº, no Bairro Bom Pastor (próximo ao supermercado Maiolini da Santa Cruz). O telefone para contato é: 3690-2158, falar com enfermeira Flora.
Ainda, a Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, informam que os alunos doadores podem enviar cópia do comprovante de comparecimento para doação junto à Secretaria da FADIVA, uma vez que dentro do Projeto Doe Amor ao Próximo é previsto o abono de faltas no dia em que ocorreu a doação, bem como a doação pode ser lançada como atividades complementares (verificar carga horária junto ao Núcleo de Extensão da FADIVA).
Só faz Direito quem faz FADIVA!
AssComFADIVA: Daniela Amorim - MTb 15396