O SERAJ - Serviço de Assistência Judiciária - que atende na Av.Brasil, nº 4 - Vila Pinto, além de disponibilizar assistência jurídica criminal, Mediação e Conciliação, como modalidades de estágio, também, mantém os serviços na Área Cível.
Através das orientações da Advogada Nilcéa Oliveira Resende, que desde 1997 atua junto à Prática Jurídica da FADIVA, os alunos da instituição realizam a Prática Cível e, ainda, assistem à comunidade.
Com atendimentos ao público, nas segundas e quartas, os estagiários que optam por esta modalidde trabalham diretamente com os assistidos, desde o primeiro atendimento, quando é realizada uma triagem, até às audiências.
"O aluno realiza a prática real, onde elabora peças, atende o assistido, participa das audiências, ocasião em que se ganha muita experiência", comentou Drª Nilcéa.
Ainda, segundo a advogada, dentre os casos mais atendidos, está o divórcio, seguido de pensão alimentícia e execução de pensão.
"Infelizmente, muitos casais não conseguem manter o convívio e, com pouco tempo de união, às vezes dois ou três meses após o casamento, já nos procuram para findar esta união. E o grande responsável por esta situação é o consumo de drogas. Nas décadas passadas, acompanhávamos casamentos problemáticos devido ao uso de bebida alcóolica, hoje, são as drogas mais "pesadas" que estão destruindo as famílias", lamentou Drª Nilcéa.
Os alunos que queiram conhecer um pouco mais sobre o SERAJ e as possíveis vagas de estágio devem procurar o Cartório do Núcleo de Prática Jurídica da Fadiva.
Só faz DIREITO quem faz FADIVA!
AssComFADIVA: Daniela Amorim - Mtb 15396