17/09 - Você conhece a origem do SERAJ?

O Serviço de Assistância Judiciária - SERAJ, surgiu a partir da idealização do Coordenador do Curso de Direito da FADIVA, Prof. Francisco Vani Bemfica, que à época, era o Diretor da instituição. É uma das modalidades de Estágio, ofertada pelo Núcleo de Prática Jurídicas da FADIVA.

Em meados de 1996, época em que a prática jurídica não era obrigatória, Dr. Francisco já se preocupava com a melhor preparação dos alunos da instituição, bem como, com a sociedade, principalmente com uma parte dela que dependia dos serviços gratuitos do Estado ou do Município.

Expondo seus ideiais, objetivos e possíveis resultados, a Fundação Educacional de Varginha, presidida pelo também fundador da FADIVA, Prof. Morvan Aloysio Acayaba de Rezende, apoiou este projeto, o qual visava melhor capacitar os alunos e, também, prestar auxílio aos menos favorecidos.

Em 1997 foi formalizado o convênio entre a Faculdade de Direito de Varginha e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, para prestar assistência jurídica criminal e cível para aqueles que residiam na cidade de Varginha e Carmo da Cachoeira, que pertencia à esta comarca.

Então, foi inaugurada, na Rua Presidente Antônio Carlos, nº 726, no Centro de Varginha, a sede do Convênio da FADIVA. Tendo em vista que naquela época o estágio não era obrigatório, os alunos foram convidados e já na primeira turma totalizavam mais de 40 alunos voluntários.

O convênio atendeu neste local até o primeiro semestre de 2004, quando a parceria entre a FADIVA e o Estado foi encerrada, ocasião em que o Prof. Francisco Bemfica concluiu que a sociedade e os alunos não poderiam ser prejudicados e, então, foi criado o SERAJ. Mais uma vez, Dr. Morvan Acayaba prestou apoio ao novo projeto, criando, assim, o SERAJ.

Em agosto de 2004, o mesmo foi inaugurado na Av. Brasil, nº 4 - Vila Pinto, onde ainda permanece prestando relevante serviço á comunidade.

"O Convênio, embora apresentasse o nome da Defensoria Pública Estadual, era totalmente mantido pela faculdade. Aluguel, rendimentos dos colaboradores, material de uso contínuo, enfim, tudo era arcado pela instituição. A transição de convênio para SERAJ permitiu maior autonomia à instituição, fazendo, assim, prevalecer nossos objetivos: a prática jurídica real e o auxílio à sociedade. Estes serviços, desde 1997, também auxiliam o judiciário, afinal, o número de processos aos quais o SERAJ é nomeado, é bem significativo" comentou Prof. Francisco Vani Bemfica.

A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, em nome de toda a instituição, agradece ao professor Francisco Vani Bemfica por sempre buscar o melhor para seus alunos, sem esquecer de voltar seus sábios olhos para a sociedade.

Só faz DIREITO quem faz FADIVA!

AsscomFADIVA: Daniela Amorim -Mtb 15396

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.