A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, visando mais ofertas de estágio e atendendo às necessidades para agilizar demandas, mantém, junto ao SERAJ, a Mediação e a Conciliação.
Sob a Coordenação da Profª Priscilla Guimarães, esta modalidade de estágio presta relevantes serviços à comunidade, uma vez que usa métodos mais rápidos para as soluções dos problemas.
"A Conciliação e a Mediação buscam a resolução de conflitos através de acordos, sendo dois métodos alternativos de acesso à Justiça e buscam por fim às divergências de maneira amigável. A realização de acordos facilita a estratégia estatal de diminuir o tempo de duração da lide, reduz o número de processos que avolumam no Poder Judiciário, sendo um instrumento acessível ao cidadão e que visa minorar sobrecarga processual nos Tribunais e as altas despesas com os litígios judiciais. Sem dúvidas, o meio alternativo da Conciliação e Mediação traz vantagens relevantes, tanto para as partes quanto para o sistema jurídico. Por fim, resta salientar que a atuação voluntária na condição de conciliador pelo período mínimo de um ano, vale como ponto de título em alguns concursos públicos, como por exemplo, no de Juiz Leigo", informou a Coordenadora, Profª Priscilla Guimarães.
Os dois métodos - Mediação e Conciliação - embora tenham finalidades muito próximas, são aplicados de formas distintas, motivo pelo qual são disponibilizados em dias e horários próprios.
Os estagiários voluntários da Conciliação atendem às segundas-feiras, enquanto, os inscritos na Mediação atendem às quartas-feiras.
O SERAJ fica localizado na Av. Brasil, nº 4 - Vila Pinto. O telefone para contato é 3221-1246.
Só faz Direito quem faz FADIVA!