É um livro organizado pelo Prof. Dr. Cláudio Umpierre Carlan, chamado “As Moedas e o Conhecimento Histórico”.
O capítulo de sua autoria é o 5, cujo título é: “Declaração Universal dos Direitos Humanos: a primeira moeda comemorativa de circulação comum de um real no Brasil”. Utilizou ótimas bibliografias, como a do Coordenador do Curso da FADIVA, Prof. Francisco Vani Bemfica, “Direito Constitucional – Cláusulas Pétreas e Elementos Afins” e do Prof. Kildare Gonçalves, “Direito Constitucional – Teoria do Estado e da Constituição, Direito Constitucional Positivo”.
O livro já se encontra à venda no site da AMAZON e qualquer um pode adquiri-lo.
A Prof. Ms. Priscilla deu detalhes de seu capítulo: “A Declaração foi promulgada pela ONU em 1948, com a Resolução nº 217-A (III), tendo o Banco Central do Brasil lançado no mercado em 1998 moedas de um real de cunho comemorativo, mas ainda com valor monetário.”
O capítulo visa demonstrar ao leitor a importância da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, levando em consideração a relevância histórica em que foi materializada a moeda comemorativa, vislumbrando a comemoração do cinquentenário da Declaração e com o objetivo de lembrar o povo das obrigações contidas nela.
A Declaração foi o primeiro texto de alcance internacional que se empenhou a proteger os direitos sociais e fundamentais da população mundial. “Foi considerado um marco eminente na história e, por isso, a reflexão do capítulo foi acerca do que se foi possível avançar durante os 50 anos de sua promulgação e o que ainda precisa ser modificado.”