24/07/17 - ALUNA DO 7º PERÍODO NOTURNO DA FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA – FADIVA – ALICE MARIANA DA SILVA ESCREVE SOBRE A FRAUDE À EXECUÇÃO

Código de Processo Civil – 1973 comparado com Código de Processo Civil – 2015

            A fraude à execução é uma norma de natureza processual que constitui ato atentatório à dignidade da justiça. Ela se diferencia da fraude contra credores no momento em que ocorre a alienação dos bens. A fraude contra credores acontece quando ainda não havia processo em curso; e a fraude a execução acontece quando já possuir um processo existente.

            Nas palavras do Ilustre processualista, Fredie Didier:

“a fraude à  execução é a manobra do devedor que causa dano não apenas ao credor (como na fraude pauliana), mas também à atividade jurisdicional executiva. Trata-se de instituto tipicamente processual. É considerado mais grave do que a fraude contra credores, vez que cometida no curso do processo judicial, executivo o apto a ensejar futura execução, frustrando os seus resultados. Isso deixa evidente o intuito de usar o credor, a ponto de ser tratado com mais rigor.”

            Reconhecia-se a fraude na sistemática do Código de Processo Civil de 1973 pelo ato de alienação ou oneração de bens do devedor quando o bem for litigioso, ou quando ao tempo da alienação ocorrer contra o devedor, demanda capaz de reduzi-lo à insolvência, (artigo 593, I e II CPC – 1973).

            Portanto, havia a possibilidade do devedor desfazer-se dos seus bens entre a distribuição e a citação, conforme artigo 615-A, CPC – 1973. Este dispositivo autorizava o exequente, no ato de distribuição, de obter certidão comprobatória do ajuizamento da execução, para averbação no Cartório de Registro de Imóveis, de veículos ou outros bens sujeitos à penhora ou arresto. Por sua vez, o §3º acreditava que fraude à execução era a alienação ou oneração dos bens após essa averbação. Portanto, conseguia-se, de fato, antecipar o reconhecimento da fraude, desde que obtido a averbação da certidão do distribuidor.

            Com o novo Código de Processo de 2015, em seu artigo 792, que ampliou e melhorou a redação anterior, tem como requisitos para a constituição da fraude à execução: a) Alienação dos bens pelo devedor; b) Devedor deve se tornar insolvente; c) Pendência de processo; d) Má-fé do devedor; e e) Má-fé de terceiro.

            Vale ressaltar que a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça aprovou a súmula de número 375. O texto determina que o reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente.

            Entretanto, de acordo com o novo Código de Processo Civil de 2015, se não houver o registro de penhora sobre o bem alienado a terceiro, a fraude à execução somente poderá ficar caracterizada se obtiver prova de que o terceiro tinha conhecimento da ação ou da constrição. O terceiro terá o ônus de provar que adotou cautelas para a aquisição, por meio de certidões pertinentes.

            Por fim, reconhecida a fraude, não será consequência à anulação da venda, porem a declaração de ineficácia daquela venda perante o credor. 

 

 

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.